Sunday, May 4, 2008

Peste e Sida - Sol da Caparica

Ontém foi um dia diferente de todos os outros que já tive.

Fui à praia pela primeira vez este ano, mas isto não seria nada de especial se não tivesse ido sozinho. É verdade, pela primeira vez em quase 32 anos, fui sozinho para a praia. Peguei na mochila e na companhia de um livro e do leitor de MP3 e fui para o sol da Caparica.

Precisava arejar. Estou farto de estar em casa. Sempre a mesma coisa: estudo, descanso, faxina (às vezes)... Estudo, mto estudo...

Precisava de arejar. Apanhar o vento fresco na cara, caminhar no areal e molhar os pés na água fria.

Queria caminhar caminhar caminhar... E foi o que fiz depois de ler o livro que levei. Aquele livro, se calhar, não foi a melhor escolha para o dia de hoje, mas era o que tinha mais à mão.

Caminhei. Caminhei. O ritmo da música marcava-me os passos que me levavam em pensamento para lugares distantes. Por vezes uma onda maior "acordava-me" com um banho que não pedi, como se me quisesse dizer que o meu corpo não tinha saído da praia.

Ouvi um avião e olhei para o céu. Era o YJ! E eu sorri...

Sorri e voei dali pra fora, em pensamento. Sei que dentro de uns meses sou eu que irei no YJ e voarei sobre as pessoas que andarem a caminhar sozinhas na praia ao som da música...

Voltei a por o pés no chão. Já me tinha afastado muito. Estava na altura de voltar atrás. Tudo na vida devia ser assim. Devíamos poder voltar atrás sempre que nos apetecesse... Era bem mais fácil.

Faço o caminho de regresso e vejo o sol a cair lá no fundo. Ele vai embora, e eu também. Já está na hora, e amanhã é outro dia.


Descapotável pela ponte o cabelo a voar
o calor abrasador e a pressa de chegar
óculos escuros da rayban e o cantante a partir
a k7 dos ramones para a gente curtir

Aqui vou eu
para a costa
aqui vou eu vou cheio de pinta
de Lisboa vou fugir
vou pó sol da caparica

Abancados na esplanada mesmo à beira do mar...
cerveja na mesa para refrescar
ao longo da praia sob o sol de verao...
as miudas da costa sao uma tentaçao


por isso vou
para a costa
por isso vou cheio de pinta
viro costas a Lisboa
vou pó sol da caparica


e assim vamos gozando as ferias de verao...
tenho o sol da caparica mesmo aqui à mao

Aqui vou eu.uhhhhhhh
aqui vou eu..uhhhhhhhh

de Lisboa fou fugir...vou para o Sol da Caparica

3 comments:

fenix said...

Eu gosto de ir à praia sozinha.
Gosto de ler, de estar cmg, c os meus pensamentos, de arrumar ideias, de sentir o sol, de me sentir bem, de sair de casa...

Simplesmente gosto....

Sstes momentos ajudam-nos a conhecermo-nos melhor...ou meramente a desanuviar a cabeça...

E sim, era bom poder voltar ao passado e recontruir castelos de forma diferente, mas não sendo possivel, há q olhar em frente e pensar q amanhã é um novo dia e tudo vai correr bem....

Anonymous said...

Camarada...
O passeio tá bem; ir sozinho com o livro e tal, tudo bom, o avião a analogia e tal prontos ok....

...mas e a referencia às peidas bronzeadas que apanhaste pelo caminho...sim onde está essa parte da informação?!.

Abraço

Hannah said...

Não posso dizer que nunca fui à praia sozinha. Fui muitas vezes. E embora goste sempre de companhia, ir sozinha é uma experiência bem diferente, mais intimista e que por vezes faz falta.

Infelizmente não podemos voltar atrás com a vida, por isso o que temos de tentar é fazer as coisas de maneira a que não nos arrependamos mais tarde. Do que fizemos e do que deixámos por fazer...

Beijinho grande! (e podes sempre ligar, porque, como sabes, o que não me falta ao pé de casa são praias :P)